Revolucionando o varejo com a spot metrics

O objetivo foi criar um sistema operacional para shoppings e varejo offline para análise de dados em tempo real para auxiliar na tomada de decisões nos direcionamentos estratégicos.

Spot Metrics

  • Projeto

    Plataforma CRM Web (2017/2018). Duração: 6 meses

  • Minha Função

    Adobe XD, Illustrator, Photoshop, Trello, Pacote Office

  • Ferramentas

    Adobe XD, Illustrator, Photoshop, Trello, Pacote Office

  • Equipe

    Incluindo estagiário de design, front-end, engenheiro de software, arquiteto de software, business intelligence, CEO, COO, e consultoria em branding

Sobre a Empresa
Inicialmente focada em programas de fidelização para shoppings, a Spot Metrics evoluiu para um modelo de negócio baseado em Inteligência de Dados e CRM, direcionado ao varejo offline.

Minha Participação
Atuação abrangente desde pesquisa de usuário até desenvolvimento de interfaces, envolvendo a transformação visual e funcional da startup, criação de interfaces físicas e digitais, e colaboração com a equipe de tecnologia e com os co-fundadores para discussões estratégicas.

Entregáveis
Pesquisa de Usuários, Rebranding, Desenvolvimento de Conceitos, Arquitetura de Informação, Wireframing, Prototipagem, Design Visual.

Processo de Design

Empatizar

Compreender especificações funcionais, estudar biblioteca gráfica, realizar pesquisa de mercado e entrevistas com clientes.

Ideação

Brainstorming com a equipe, definição de taxonomia, criação de moodboard, desenvolvimento de fluxogramas.

Prototipar

Criação de wireframes, guia de estilo, e protótipos.

Testar

Validação de MVP "Mágico de Oz" com marketing de shoppings e investidores.

Desafios

  • Uso de uma biblioteca de gráficos pré-existentes.

  • Desenvolvimento de plataforma web modular e responsiva.

  • Rebranding devido à mudança de modelo de negócio.

  • Tempo limitado para obtenção de investimentos.

  • Inconsistências na base de dados dos clientes.

Insights

  • Dificuldade dos shoppings e varejo offline em compreender os hábitos de consumo.

  • Estratégias de marketing com alto custo e baixa rastreabilidade.

  • Desafios em manter relacionamentos duradouros com os clientes.

  • Gestão de shoppings sem informações adequadas sobre os consumidores. Necessidade de sistemas adaptados para coletar dados do varejo físico e gerir o relacionamento com clientes.

  • Necessidade de sistemas adaptados para coletar dados do varejo físico e gerir o relacionamento com clientes.

  • Importância de uma cultura de coleta de dados correta.

Impacto

A solução desenvolvida teve um impacto significativo na forma como a Spot Metrics operava. A implementação da plataforma CRM permitiu que shoppings e o varejo offline acessassem dados em tempo real, proporcionando uma visão mais precisa e personalizada do comportamento do consumidor. Isso levou a uma transformação profunda no modelo de negócio da Spot Metrics, com a empresa deslocando seu foco para Inteligência de Dados e CRM, afastando-se de suas operações anteriores como salas VIPs. Segundo a Startupi, essa mudança estratégica permitiu à Spot Metrics expandir sua atuação para mais de 60 mil lojas no Brasil e quase 20 mil internacionalmente, envolvendo mais de 150 marcas e impactando cerca de 55 milhões de consumidores. O sucesso da plataforma é evidenciado pelo fato de que, em 2024, a empresa ainda utiliza a base da interface criada no projeto piloto em 2018, evidenciando a solidez e a eficácia da solução desenvolvida.