Transformação Estratégica na Retenção de Clientes

Foi proposto um desenvolvimento de um Sistema de Retenção Estratégica para combater o alto índice de cancelamentos no primeiro ano de contratação de seguros de vida. O sistema visava automatizar o processo de retenção, e melhorar a comunicação entre as lojas físicas, centrais de atendimento e corretores, utilizando análise de dados focada no cliente e a metodologia CLV (Customer Lifetime Value) para otimizar o atendimento e fortalecer a força de vendas com uma abordagem mais especializada.

MAG Seguros

  • Projeto

    Insurtech Innovation Program - Projeto IMA (Inteligência Mongeral Aegon) - 2019 (Duração: 4 meses)

  • Minha Função

    Adobe XD, Illustrator, Photoshop, Trello, Pacote Office, WhatsApp, Teams

  • Ferramentas

    Adobe XD, Illustrator, Photoshop, Trello, Pacote Office, WhatsApp, Teams

  • Equipe

    Eu mesma Business Intelligence da área do planejamento comercial e mais de 50 colaboradores interdisciplinares

Sobre a Empresa
MAG Seguros, uma seguradora do Grupo Mongeral Aegon, com quase 200 anos de experiência em seguros de vida e previdência.

Minha Participação
Como parte do programa Insurtech Innovation, contribuí em diversas frentes de inovação para a área securitária, realizei desde pesquisa, plano de negócio até o desenvolvimento de interfaces, integrando equipes de diversas áreas da MAG Seguros, como Gestão comercial, Produtos, Centro de Controle, Marketing Digital, Tecnologia, Educação Corporativa, Operações, Atendimento, Dados e Inteligência.

Entregáveis
Pesquisa de Usuários, Modelo de Negócio, Desenvolvimento de Conceitos, Arquitetura de Informação, Wireframing, Prototipagem, Design Visual, MVP Concierge.

Processo de Design

Empatizar

Investigação interna e pesquisa sobre o setor de seguros.

Definir

Análise de dados e foco em reduzir taxas de cancelamento.

Iterar

Pesquisas qualitativas e quantitativas para compreender as causas de cancelamento.

Ideação

Desenvolvimento de um novo modelo de negócio e definição de OKRs.

Prototipar

Criação de wireframes e protótipos.

Testar

Validação de modelo de negócio e testes de usabilidade.

Desafios

  • Alto índice de cancelamento no primeiro ano de contratação no seguro de vida.

  • Processos judiciais por não cumprimento do prazo de cancelamento exigido por lei.

  • Não existe visibilidade sistêmica para verificar os pedidos de cancelamento.

  • Fluxo de cancelamento descentralizado.

  • Alto índice de reclamação sendo top 5 no sac e NPS com nota baixa.

Insights

  • Descentralização da informação e integração dos sistemas impacta as tomadas de decisão no relacionamento com o cliente.

  • A central de atendimento não podia realizar a retenção porque o cliente é do corretor e não da empresa.

  • Os corretores têm a prática de cancelar o produto do cliente e acionar outro. O prejudicial disso é que o cliente fica um tempo descoberto durante um período e se acontecer o sinistro fica desamparado.

  • Os corretores aceitariam a ajuda da empresa para retenção dos clientes, ao contrário do que a empresa acreditava.

  • Os clientes solicitavam cancelamento devido a mudança do ciclo de vida, dificuldades financeiras e por venda mal feita.

MVP

Existia uma grande dúvida se o corretor realmente pediria a ajuda da empresa e também tinham medo de que o atendente da central de relacionamento não conseguisse realizar a retenção de clientes. por isso, Realizamos um teste entre 12 e 16 de agosto 2020 com um MVP concierge, um sistema inovador que utilizava WhatsApp para comunicação entre corretores e a central de retenção. Quando um cliente da unidade do Rio de Janeiro solicitava cancelamento, o corretor e o gerente comercial eram notificados via WhatsApp por um bot (na verdade, operado manualmente), fornecendo informações do cliente e perguntando se desejavam atuar sozinhos na retenção ou se queriam apoio da célula de retenção. Este experimento revelou que 87% dos corretores preferiam o apoio da empresa, e a célula de retenção conseguiu manter 38% dos clientes que inicialmente pediram cancelamento.

Impacto

O projeto promoveu uma mudança de mentalidade, mostrando a necessidade dos corretores por suporte. Com a implantação do Sistema de Retenção Estratégica, aumentamos a transparência dos pedidos de cancelamento, integrando corretores, lojas físicas e a central de atendimento em um único sistema. A solução oferece notificações automáticas e potencial para integração com análise de sentimentos via machine learning, adaptando-se às necessidades do cliente ao longo de seu ciclo de vida. Além disso, o projeto alavancou a estrutura tecnológica existente, destacando-se por seu baixo custo e rápida implementação, culminando na vitória de uma competição interna e uma viagem para conhecer a sede da Aegon em Amsterdã.